cover
Tocando Agora:

Justiça Eleitoral marca para 21 de outubro retotalização dos votos de candidatos a vereador em Presidente Prudente

Procedimento ocorrerá no Cartório da 101ª Zona Eleitoral, na Vila Jesus. Urna eletrônica Elza Fiuza/Agência Brasil A Justiça Eleitoral marcou para a próx...

Justiça Eleitoral marca para 21 de outubro retotalização dos votos de candidatos a vereador em Presidente Prudente
Justiça Eleitoral marca para 21 de outubro retotalização dos votos de candidatos a vereador em Presidente Prudente (Foto: Reprodução)

Procedimento ocorrerá no Cartório da 101ª Zona Eleitoral, na Vila Jesus. Urna eletrônica Elza Fiuza/Agência Brasil A Justiça Eleitoral marcou para a próxima segunda-feira (21), às 13h30, a retotalização dos votos dos candidatos a vereador nas Eleições 2024 em Presidente Prudente (SP). 📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp O procedimento ocorrerá no Cartório da 101ª Zona Eleitoral, localizado na Rua Capitão Walter Ribeiro, 140, na Vila Jesus. A medida terá de ser adotada após o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TER-SP) conceder, em segunda instância, o deferimento do registro da candidatura do concorrente Neto Salvador (União Brasil). No dia 6 de outubro, quando os eleitores foram às urnas, Salvador era considerado “inapto” em decorrência de uma decisão de primeira instância da Justiça Eleitoral que havia indeferido o requerimento de registro da candidatura dele. No entanto, no dia 10 de outubro, ao julgar um recurso interposto pelo candidato em segunda instância, o TRE-SP reverteu a sentença por unanimidade, deferindo o registro de Salvador e validando os 1.258 votos que ele recebeu nas urnas. A retotalização dos votos dos candidatos a vereador é necessária para a atualização do cálculo do quociente eleitoral. Isso pode alterar a configuração dos 13 candidatos eleitos para compor a Câmara Municipal no mandato de 2025 a 2028. Ainda existem pendências sobre o total de 317 votos obtidos por outros dois candidatos a vereador que também foram anulados pela Justiça Eleitoral e aguardam o julgamento de recursos no TRE-SP. VEJA TAMBÉM: Veja quem são os vereadores eleitos em Presidente Prudente Candidato a vereador Neto Salvador ganha recurso no TRE-SP e votos recebidos passam a ser contabilizados em Presidente Prudente No total, a eleição proporcional teve 120.847 votos neste ano em Presidente Prudente, uma presença de 72,87% do eleitorado nas urnas. Foram 109.077 votos a candidatos concorrentes, o equivalente a 90,26%, sendo 107.502 votos válidos e 1.575 votos anulados sub judice, segundo os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já os votos em branco totalizaram 7.052 (5,84%), enquanto os nulos somaram 4.718 (3,90%). Diante do número de 165.832 eleitores cadastrados na cidade, o índice de abstenções foi de 27,13%, o equivalente a 44.985 pessoas que deixaram de votar. VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.